Muitos se ofendem ao serem chamados de preguiçosos. Mas será que você não é um preguiçoso? Não serás tu um daqueles que tem mão remissa? Eu mesmo já me ofendi, mesmo sem ser chamado de preguiçoso. Apenas por ouvi algo semelhante logo fiquei furioso. Foram dois erros aí. A preguiça e a fúria. Mas hoje, muito tempo depois, quando olho para trás percebo que sim. Me comportei muitas vezes como preguiçoso. Isso em áreas diferentes de minha vida. Comendo a sobremesa de preguiçoso e sem ao menos perceber este perigo.
E talvez você que esteja lendo este artigo agora também esteja passando por isso e não consegue perceber. E olha que os que estão comendo a sobremesa do preguiçoso passa um mal danado. Isso em diferentes seguimentos. Você pode estar sendo preguiçoso no seu casamento. Ou ainda pode estar sendo um preguiçoso no seu trabalho. Na relação com os filhos. Você agora diz: “Claro que não senhor Francisco, sou uma pessoa de coragem”. Pois bem, vejamos.
Onde mora a sobremesa de preguiçoso?
Pense agora. Em que área da sua vida você está vivendo em dificuldade? O casamento, a vida financeira, nos estudos? Na relação com os filhos?
Quando você chega em casa à noite e não brinca um pouco com seu filho pois dá desculpa do cansaço. Isso é preguiça. Pois como consegue ir a assistir jornal, conversar com amigos, beber uma cervejinha. Assim o filho se distancia. A esposa fica fria. Em casa é cada um no seu canto. Lembre-se, você pode está comendo sobremesa de preguiçoso.
Em muitos casos percebemos casamentos acabando porque maridos e esposas não encontram tempo para estarem um com o outro. A mulher que não tem tempo de se arrumar para o marido, ou o marido que não tem tempo para dar aquele carinho a mulher e por aí vai. Mas arrumam tempo para os amantes no final de tudo. Lembre-se, tudo são desculpas que escondem a preguiça de dar atenção um ao outro. É só reparar direitinho, é só prestar atenção e verás. A sobremesa de preguiçoso pode está a ponto de azedar, de ocorrer a separação, o divórcio.
Sobremesa do preguiço nas finanças
E sua vida financeira e profissional, como anda em? Mal das pernas é? Deus quer que você seja rico e prospero. Esteja seguro disso. Não reclame da falta de tempo, de oportunidades. O que pode ocorrer é que, como na situação das relações acima, você também pode ser um preguiçoso nas questões profissionais e financeiras.
Tive uma colega de trabalho lá atrás no passado, que vivia dizendo que não tinha tempo para estudar. Que o tempo não era o suficiente para ela fazer os cursos que a empresa pagava. Que não tinha tempo para fazer uma segunda atividade. Fique sabendo você de agora logo que, para quem quer, existe oportunidade de trabalhar com apenas 2 horas por dia. Ou seja, você que já tem seu trabalho profissional mais quer melhorar de vida, não dê desculpa.
O fato é que esta colega de trabalho que não tinha tempo, mas sabia tudo sobre novela. Dava conta da vida alheia. Se reunia com familiares nos finais de semana e uma série de outras coisas. Ou seja, o problema na verdade é preguiça de fazer o que não é muito confortável. Todos os nossos sonhos exigem esforço, dedicação. E não importa se seus sonhos é melhorar o casamento, é ter vida mais rica e prospera, é ter melhor relação com os filhos. É sempre possível fazer algo mais pra mudar, pra melhorar.
Dieta com sobremesa de preguiçoso.
Essa é uma das que mais vejo. Pessoas com a saúde em perigo por causa da obesidade. Outras com problemas de coração. Outras o problema pode ser apenas estético. Todos com vontade de melhorar e sempre dizem a mesma coisa. Não tem tempo de fazer caminhada. Ou não consegue fazer atividade física. Ou ainda que não consegue comer menos.
Tudo mais uma vez desculpa. Pessoas precisam mudar hábitos, mas a preguiça não deixa. Ao preguiçoso falta a comida, como este terá sobremesa? Então nem sobremesa de preguiço o seu dono(da preguiça) pode comer.
As advertências da bíblia e de Jesus aos seus seguidores são severas e ameaçadoras. Aos que o seguem, que observe bem o que ele ensina sobre este assunto. E volto a dizer, preguiça não é só quando você quer acordar tarde não. A preguiça se esconde em você quando deixa de fazer algo que precisa ser feito.
A sobremesa de preguiçoso falada na bíblia sagrada.
Veja o que é dito pelo Rei Salomão no livro dos provérbios. Isso estar escrito em provérbios 6: 6-11.
Observa a formiga, ó preguiçoso, reflete sobre o trabalho que ela realiza e sê sábio! Mesmo não tendo um chefe, nem supervisor, nem comandante, armazena suas provisões no verão, e na época da colheita ajunta seu alimento…
Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás da tua sonolência? Tirando uma pestana, cochilando um pouco, cruzando os braços para descansar, tua iminente pobreza te aterrorizará, e tua necessidade te assaltará como um ladrão armado.
Não há meio termo. A uma alusão clara a escassez em sua vida se mantiver a postura de preguiçoso. E volto a frisar que aqui não é falado apenas em relação ao dinheiro e trabalho, mas a tudo na vida. Mas me refiro mais especificamente ainda a pobreza material. Pois ela gera problemas também em outros seguimentos da vida.
Acorda, abra os olhos para as possibilidades que te esperam. Seja feliz no casamento. Arrume tempo para seus filhos. Seja o melhor que você puder no seu trabalho. Se precisar, trabalhe também nas horas vagas. Você vai conseguir. Não existe nem a comida, muito menos a sobremesa do preguiçoso.
Eu acredito em você. Abraço e tudo de bom em Cristo Jesus. Que nosso Mestre abençoe você e sua casa.
Texto muito bom amigo. Seria interessante se tivesse mais post por aqui né.
Abraço.