Quem foi Abisague na bíblia sagrada (A jovém sunamita que cuidou do Rei Davi)

Quem foi Abisague na bíblia. Hoje, nós vamos apresentar Abisague, a jovem sunamita que desempenhou um papel crucial nos últimos dias do rei Davi.

Em tempos antigos, quando os avanços médicos e tecnológicos de hoje não existiam, tomou-se uma medida especial para proporcionar conforto a Davi em seus últimos anos. Eles procuraram uma jovem para aquecê-lo.

Quem era Abisague na bíblia sagrada? 

Abisague era uma jovem sunamita que se tornou conhecida como a enfermeira do rei Davi durante seus anos de velhice. Embora tenhamos poucas informações sobre sua vida, sabemos que ela era natural de Suném, uma cidade situada no território da tribo de Issacar, próxima a Jezreel (conforme mencionado em Js 19:18).

Ela era conhecida por sua juventude, beleza e pureza, como indicado em 1 Reis 1:1-4. Sua principal responsabilidade era manter o rei aquecido, uma tarefa desafiadora dado o avançar da idade de Davi, que as muitas cobertas não conseguiam cumprir.

É importante destacar que a função de Abisague não tinha conotações sexuais, como é evidenciado pela ênfase em sua idade avançada no texto. Sua beleza era um indicativo de sua capacidade de cuidar de si mesma, o que a tornava apta a cuidar do rei.

Esta é a extensão do que sabemos sobre Abisague: inicialmente uma concubina, mas que desempenhou um papel crucial como enfermeira e cuidadora. De acordo com a Bíblia, Davi sofria de tremores devido à sua idade avançada, e suas esposas também já eram idosas, o que as tornava menos aptas a cuidar dele. Seus servos acreditavam que alguém que pudesse aquecê-lo com seu calor corporal seria de grande ajuda.

Embora não esteja explicitamente registrado na Bíblia, fica claro que um rei idoso requer cuidados e proteção especiais.

O que aconteceu com Abisague após a morte do rei?

 

Quando Davi faleceu, seu filho Adonias solicitou a mão da sunamita em casamento a Bate-Seba, mãe de Salomão. No entanto, o rei Salomão interpretou essa proposta como uma tentativa de Adonias de usurpar o trono, como registrado em 1 Reis 2:13-25.

Isso ocorreu porque, embora a moça fosse virgem, ela provavelmente havia sido incorporada ao harém do rei Davi, o que a colocava sob a autoridade de Salomão. Além disso, eventos anteriores, como o episódio em que Absalão dormiu com as concubinas de seu pai, aumentaram a sensibilidade sobre ameaças ao trono.

Diante dessa situação, Salomão ordenou a execução de Adonias e manteve a moça em seu harém. É possível que, devido aos serviços que ela prestou a Davi, bem como sua beleza e estado de virgindade, ela seja a sunamita mencionada nos Cantares de Salomão (Cantares 1:8; 4:1-7; 6:4).

 

O que estava acontecendo no reino nesta época?

No contexto histórico em que Abisague surge, Davi já havia reinado por um longo período e estava avançado em idade. Isso desencadeou uma disputa pelo trono entre seus filhos, levando Davi a tomar a decisão de coroar seu sucessor, que no caso era seu filho Salomão (como descrito em 1 Reis 1:32-40).

Neste cenário, a história da sunamita ganha relevância, pois ela ilustra como as pessoas próximas ao trono tinham a capacidade de manipular a situação para atender aos seus próprios interesses.

 

Abisague no Cântico dos Cânticos

Embora o nome de Abisague não seja mencionado no Cântico dos Cânticos, há indícios que levam alguns estudiosos a associá-la à figura da mulher sunamita neste poema. No Cântico dos Cânticos, a mulher sunamita representa simbolicamente a noiva ideal, e seu amor pelo seu amado funciona como uma metáfora para a relação entre Deus e Seu povo.

A mulher sunamita é descrita como “morena e encantadora” (Cântico dos Cânticos 1:5, NKJV), o que possivelmente sugere sua origem étnica ou seu status como serva. Abisague, natural de Suném e pertencente à tribo de Issacar (1 Reis 1:3), provavelmente não era de origem judaica. Além disso, Abisague foi escolhida para servir o Rei Davi em sua velhice, o que pode ser interpretado como uma metáfora de seu papel como serva de Deus.

O fervoroso e intenso amor da mulher sunamita por seu amado é evidente, e ela anseia profundamente por sua presença, como expresso em Cântico dos Cânticos 3:1-4:

“À noite, em meu leito, busquei aquele que minha alma ama; busquei-o e não o encontrei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e praças procurarei aquele a quem ama minha alma; busquei-o e não o encontrei. Acharam-me os guardas que rondavam a cidade; eu lhes perguntei: Vistes aquele a quem minha alma ama? Logo que passei por eles, achei aquele a quem minha alma ama; segurei-o e não o deixei ir” (NKJV).

 

Este desejo apaixonado pela presença do amado pode ser comparado à ânsia de Abisague por Deus ou ao anseio que todos os crentes têm por um relacionamento mais profundo com Deus. A paixão da mulher sunamita pelo seu amado também serve como um lembrete da intensidade do amor de Deus por Seu povo e do quanto Ele está disposto a fazer para estar próximo deles.

 

Abisague e Adonias

A descrição de Davi como um homem idoso e debilitado lança luz sobre a contenda entre Salomão e seu meio-irmão Adonias pela sucessão ao trono de Israel após a morte de Davi.

Adonias já nutria ambições de se tornar o próximo rei antes mesmo do falecimento de Davi. Ele revelou suas aspirações ambiciosas ao reunir carros, cavaleiros e seguidores, proclamando: “Eu serei o rei” (1 Reis 1:5). Adonias fez essa proclamação em um momento em que Davi estava fragilizado pela idade e pela doença, aparentemente acreditando que o rei estava próximo da morte.

Entretanto, antes de sua morte, Davi designou Salomão como seu herdeiro ao trono. Quando Salomão assumiu o reinado de Israel, Adonias se aproximou de Bate-Seba e questionou:

 

“Você vem em paz?” E Adonias respondeu: “Sim, pacificamente”. Ele pediu permissão para falar com ela, ao que Bate-Seba consentiu. Então, Adonias declarou: “Você sabe que o reino era meu, e todo o Israel esperava que eu reinasse, mas o reino passou para meu irmão, pois o Senhor o destinou a ele. Agora, tenho um pedido a fazer; não me negue.” Bate-Seba concordou em transmitir o pedido a Salomão, que era: “Por favor, peça ao Rei Salomão que me dê Abisague, a Sunamita, como minha esposa.” Bate-Seba respondeu: “Está bem, vou falar com o rei em seu nome” (1 Reis 2:13–18).

 

A intenção de Adonias ao desejar casar-se com Abisague era usar essa união como uma maneira de reivindicar o trono. Ele argumentava que o reinado de Salomão era ilegítimo. Ao pedir a mão de Abisague, Adonias estava, de fato, lançando dúvidas sobre a autoridade de Salomão como rei. Sua solicitação a Bate-Seba representava uma tentativa de fazê-la trair seu próprio filho e ajudá-lo a conquistar o trono que ele acreditava ser seu.

Bate-Seba, na posição de rainha-mãe, compreendeu profundamente as implicações por trás desse pedido. Ela reconheceu que Adonias representava uma ameaça à estabilidade do reinado de Salomão e agiu para proteger seu filho. Quando Bate-Seba trouxe o pedido de Adonias a Salomão, este imediatamente discerniu as intenções ocultas por trás dessa solicitação e respondeu a sua mãe:

“Por que pede Abisague, a sunamita, para Adonias? Peça-lhe também o reino! Afinal, ele é meu irmão mais velho. Peça também pelo sacerdote Abiatar e por Joabe, filho de Zeruia!” (1 Reis 2:22).

 

Em resposta ao pedido de Adonias, Salomão tomou medidas decisivas e declarou: “Adonias planejou sua própria destruição. Hoje, ele será morto.”

E assim, Salomão enviou Benaia, filho de Joiada, que executou a sentença (1 Reis 2:24–25).

 

A Controvérsia em Torno do Casamento de Salomão com Abisague

A existência de um matrimônio entre Salomão e Abisague é um ponto de controvérsia na interpretação das Escrituras. O texto sagrado não fornece uma afirmação explícita de seu casamento, o que abre espaço para debate.

Uma das razões para essa controvérsia reside na prática comum no antigo Israel, onde os reis frequentemente tomavam esposas ou concubinas de seus predecessores como parte de sua estratégia para consolidar seu poder no trono. Adonias, um dos meio-irmãos de Salomão, tentou seguir esse padrão ao solicitar a mão de Abisague em casamento (conforme descrito em 1 Reis 2:13-18).

No entanto, é fundamental ressaltar que não existem provas diretas nos textos bíblicos que confirmem o casamento de Salomão com Abisague. Alguns estudiosos argumentam que, se tal casamento tivesse ocorrido, os textos bíblicos teriam mencionado claramente esse fato.

Além disso, a ausência de qualquer menção a Abisague tendo filhos, o que seria esperado se ela de fato fosse a esposa de Salomão, também gera dúvidas.

Em resumo, a questão de se Salomão se casou ou não com Abisague permanece um tópico de debate e especulação entre estudiosos. Embora seja uma possibilidade, a falta de evidências diretas torna difícil afirmar com certeza que eles realmente foram casados, e essa questão continua a ser um enigma não resolvido nas Escrituras.

O que podemos aprender após conhecer quem foi Abisague?

  • A importância de escolher cuidadosamente as pessoas que confiamos e que estão próximas de nós;
  • A necessidade de tomar decisões justas e equilibradas em relação aos nossos sucessores;
  • Podemos aprender sobre a importância da justiça e do cumprimento da lei, como visto na punição de Adonias por tentar tomar o trono.

Além disso, essa narrativa aborda um aspecto pouco comum para a época, mas de grande importância na vida dessa jovem. Enquanto era trazida para cuidar de Davi, a condição de não ter relações sexuais com ele foi estritamente respeitada pelos servos do rei.

Isso também nos oferece uma lição valiosa sobre o cuidado aos idosos e àqueles que necessitam de assistência. É notável como Deus providenciou amparo a Davi durante toda a sua vida, e o Salmo 23 nos ilustra sua confiança nos cuidados divinos.

Além disso, apesar de todas as imperfeições do rei, cumpriu em sua vida, o Salmo 37:25 que diz:

“Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.

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